Verão rima com limão

Fomos jantar a casa de uns amigos no Sábado e a sobremesa ficou a meu cargo. Tinhamos trazido limões daqui e usá-los num doce pareceu-me fazer absoluto sentido. Inspirada num bolo que comprámos na sexta-feira para o aniversário de um colega de trabalho, resolvi fazer cheesecake de limão. Como tive preguiça para ir pesquisar a receita na internet, resolvi basear-me na receita original de cheesecake, com pequenos ajustes nas quantidades e no açúcar.


Para a base: mói-se na picadora um pacote de bolacha-maria e cento e cinquenta gramas de manteiga ou margarina, que devem ficar em areia grossa. Usa-se uma forma de mola num prato de servir e calca-se a massa de bolacha até formar uma base, que pode ou não cobrir os lados da forma. Deixa-se solidificar no frigorífico. 


Para o recheio: amolece-se no micro-ondas uma embalagem de queijo-creme, que se bate com cem gramas de açúcar. Mistura-se um pacote de natas com cinquenta gramas de açúcar e envolve-se as duas misturas. Hidrata-se três ou quatro folhas de gelatina, que se escorrem e derretem no micro-ondas. Junta-se ao preparado, juntamente com a raspa e sumo de dois limões grandes.


Deita-se a mistura na forma, cobrindo a base de bolacha, e vai ao frigorífico durante umas horas. Também pode ir ao congelador, para uma versão mais gelada. Outra sugestão é cobrir o bolo com raspas de limão quando o recheio começar a solidificar. Just for the good looks...

Apesar de não ter tirado fotografias ao resultado final após desenformado (ainda havia uma viagem de carro a fazer), esta dá para ter uma ideia do aspecto final.


Como éramos poucos, fiz um bolo baixinho, mas pode dobrar-se a receita do recheio e fazer um cheesecake do tamanho convencional.  Limão rima definitivamente com Verão. E nesta sobremesa, a rima parece soar ainda melhor.

Comentários

Mensagens populares