Vilarinho das Furnas ou a força dos elementos

Bem perto do Parque da Cerdeira está a Albufeira de Vilarinho, onde céu, pedra e água se juntam de forma harmoniosa. A barragem, construida no início dos anos setenta, implicou desalojar a pequena aldeia de Vilarinho das Furnas, que iria ficar submersa nas águas do rio Homem.  Hoje em dia, se o nível da água estiver suficientemente baixo, conseguimos ver as ruínas das antigas casas, que a água foi degradando, mas que ainda assim nos proporcionam um espectáculo digno de nota.   


A estrada para lá chegar daria uma bela caminhada, mas terá que ficar para quando a Cat for um pouco maior. Também é possível ir de carro e foi o que fizemos.


A Catarina adorou, especialmente porque numa das casas ainda é possível subir as escadas. Eu contei-lhe que quando era pequena e fui àquele mesmo sítio, pensei que as pessoas tivessem morrido dentro das casas, uma ideia que me atemorizou durante alguns anos. A minha filha riu-se e chamou-me tonta, mas ficou a matutar naquilo durante algum tempo e o assunto ainda veio à baila uma ou outra vez nos dias seguintes. Pela minha parte, fiquei contente pela limpidez do céu e pelo efeito espelho que a água estava a fazer. Consegui aqui algumas das fotografias de que mais gostei de entre as que fui tirando ao longo das férias.

Comentários

  1. Com ou sem fantasmas submersos fiquei com vontade de ir ao Gerês. A primeira fotografia é fabulosa.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado rapaz! A minha favorita é a terceira, ie, a primeira de vilarinho...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares