Os muffins mais irresistíveis de sempre


Nova quinzena, novo desafio das Dories. Desta vez, muffins de abóbora. E que muffins!!! Só de rapar os restos da massa (que ficaram todos para mim, a minha ajudante habitual estava na escola quando os fiz) fiquei logo com vontade de comer um e impaciente por que saíssem do forno. E depois de comer um, tive que comer outro. E depois, outro ainda... onde estava o meu auto-controlo? Por este andar não vou conseguir perder os quilitos a mais que o Tiago me deixou! 

Os muffins são bastante fáceis e rápidos, desde que se tenha já feito um puré de abóbora e nozes já descascadas. Eu não tinha nenhum deles, por isso demorei um pouco mais de tempo. Assei a abóbora no forno (algo que nunca tinha feito) e estive a partir nozes, coisa que geralmente só faço quando as vou comer, não para cozinhar. 


Tive também oportunidade de estrear as formas de muffin que comprei no outro dia (adorei!) e de dar novamente uso ao meu conjunto de medidas que tenho há doze anos e que só começaram a ser realmente necessárias com as receitas da Dorie.


Assim ficaram os meus muffins. Maravilhosos. Divinais.


E o cheirinho que ficou na casa? Sem dúvida, os muffins mais irresistíveis de sempre!


*****

Muffins de abóbora, passas e nozes, Dorie Greenspan

Duas chávenas de farinha de trigo
Duas colheres de chá de fermento em pó
1/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio
1/4 de colher de chá de sal
3/4 de colher de chá de canela em pó
1/2 de colher de chá de gengibre em pó
1/8 de colher de chá de noz moscada moída no momento
1 pitada de pimenta da Jamaica moída
120 gramas de manteiga sem sal à temperatura ambiente
Meia chávena de açúcar branco
1/4 de chávena de açúcar mascavado claro
Dois ovos grandes
Meia colher de chá de extrato de baunilha
3/4 de chávena de puré de abóbora sem tempero
1/4 de chávena de buttermilk
Meia chávena de passas
Meia chávena de nozes
1/3 de chávena de sementes de girassol cruas (opcional)

Assar a abóbora no forno, com a casca virada para cima, durante cerca de uma hora a duzentos graus. Reduzir a puré. Se o forno tiver entretanto arrefecido, reaquecê-lo também a duzentos graus. Untar com manteiga 12 formas de muffins. Misturar os secos: farinha, fermento, sal e especiarias (não gosto do sabor do bicarbonato, por isso não usei. Também não tenho pimenta da Jamaica, por isso segui o conselho da Maria e juntei um pouco de pimenta e cravinho). Noutra tigela, bater a manteiga com os açúcares até obter uma mistura cremosa. Juntar um ovo de cada vez, batendo bem, e juntar a baunilha. Misturar a abóbora e o buttermilk (desta vez fui preguiçosa e fiz buttermilk falso - leite talhado com vinagre (ou sumo de limão) -, mas para o real deal ver aqui). Juntar lentamente os secos, as passas e as nozes e bater ligeiramente até a farinha desaparecer. Deitar a mistura nas formas, polvilhar com as sementes de girassol (não tinha, por isso deixei simples) e levar ao forno durante cerca de 25 minutos. E, por fim, devorar...

Comentários

  1. ficaram mesmo bons :)(eu por acaso enganei-me cozi a abóbora, mas ficaram deliciosos na mesma)

    ResponderEliminar
  2. Olá Susana!
    Passei pela Dorie e segui os aromas destes muffins que certamente
    estarão bem apetitosos. Há muito tempo que não tenho participado.
    Gostei de passar por aqui, tenho de voltar.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Susana, de facto têm uma cara irresistível!
    Valeu o trabalho que deram, o trabalho nem conta quando o resultado é assim... fantástico!
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Ficaram lindos mesmo, acabei de ver agora os da Mane e digo-te o mesmo e esse chazinho onde é que ele anda :) beijos

    ResponderEliminar
  5. Olá Susana
    Bela participação ficaram com um aspetoirresistível!!
    Parabéns pelo blog!!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Bem-vinda, Sandra! Muito obrigada, espero que voltes sempre :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Bem... este blogue abre o apetite que não é brincadeira! Beijinhos!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares