Extracto de baunilha caseiro

Nos últimos tempos, com as receitas da Dorie, tenho usado com muita frequência extracto de baunilha. Por isso, a garrafinha que fiz há cerca de um ano acabou por gastar-se mais depressa do que o previsto. Também já tinha prometido um post sobre o assunto e hoje chegou a hora.

É muito simples. Basta uma vagem de baunilha aberta e com as sementes raspadas por cada cinquenta mililitros de vodka. Usei quatro vagens para dois decilitros. 


Basta juntar tudo - vagens, sementes e vodka - num frasco de vidro esterilizado, fechar e agitar bem. Neste caso, usei um frasco de iogurte. Não deve usar-se antes de passarem seis semanas e, uma vez por semana, deve dar-se uma boa agitadela para libertar o sabor. 


Com o tempo, o vodka vai ficando acastanhado e quanto mais tempo passar, mais intenso fica o sabor. Easy peasy.

Comentários

  1. É fantastico as coisas que podemos fazer para poupar uns trocos, tambem já tenho a minha garrafinha feita.. é optimo mesmo e sabes que li algures que pode durar anos e podes sempre ir acrescentando mais vagens ao longo do tempo. beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, funciona mesmo. E tem tudo para aguentar, o vodka tem 37,5º. Hei-de experimentar fazer com whisky ou bourbon, também deve ficar bom. Beijo

      Eliminar
  2. Ai que boa ideia... porque realmente o extracto de compra é um bocado carote e nada como fazer em casa que fica com melhor qualidade... :)
    beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares