Going bananas, three ways


O desafio da quinzena do Dorie às Sextas é... bolo de banana. Aqui em casa o maior desafio foi mesmo conseguir que as bananas durassem o suficiente para poderem amadurecer tranquilas. É que todos adoramos bananas (ou quase, o Tiago ainda não decidiu se gosta ou detesta...). Ainda por cima, o André e a Cat gostam delas verdes, pelo que há semanas em que não sobra nem uma para eu provar... mas lá consegui escondê-las num armário e fazer com que ficassem bem madurinhas. 


O bolo, esse, é maravilhoso. A Dorie, no seu melhor!!! Fi-lo num tabuleiro, cortei-o em quadrados e deixei um terço simples, outro terço polvilhei com açúcar e canela e o último terço foi coberto com chocolate derretido. A minha combinação favorita foi a do açúcar e canela: misturados com a banana e com o ligeiro sabor do coco, fazem uma festa na nossa boca. Mais uma receita absolutamente vencedora. Mais uma a repetir muitas vezes... isto é, se houver bananas que consigam amadurecer para o efeito...


*****

Lots-of-ways Banana Cake
"Baking", Dorie Greenspan

2 2/3 chávenas de farinha
1 1/4 colheres de chá de bicarbonato de sódio (usei fermento)
1/2 colher de chá de sal
1/2 colher de chá de noz-moscada, ralada no momento
170 gramas (12 colheres de sopa) de manteiga sem sal à temperatura ambiente
1 chávena de açúcar amarelo ou açúcar mascavado (usei 1 1/2 chávenas)
3/4 chávena de açúcar branco (não usei)
2 ovos grandes, de preferência à temperatura ambiente
1 1/2 colheres de chá de extracto de baunilha
2 colheres de sopa de rum ou de Malibu (usei rum)
1 1/2 - 1 3/4 chávenas de bananas muito maduras, esmagadas (usei 3 grandes)
1/2 chávena de leite de coco não açucarado (pode usar-se normal, light ou, alternativamente, leite gordo, buttermilk, nata ácida ou iogurte natural)
1 chávena de coco ralado, de preferência tostado (ou igual quantidade de frutos secos, variedade húmida, como passas, alperces, arandos, mirtilios cerejas, ou combinação de coco e frutos secos)

Centrar um tabuleiro o forno e pré-aquecê-lo a 175ºC. Untar com manteiga duas formas circulares de 23 cm (fiz num tabuleiro), polvilhar com farinha e sacudir o excesso. Colocar as formas sobre uma base para biscoitos. Misturar a farinha, o bicarbonato, o sal e a noz-moscada.
Com uma batedeira de pé, de preferência com a pá (paddle attachment), ou com a batedeira manual numa taça grande, bater a manteiga até ficar cremosa. Adicionar os açúcares e bater em velocidade média durante uns minutos, acrescentando em seguida os ovos um a um e batendo bem entre cada adição. Juntar em seguida o rum e o extracto de baunilha. A massa ficará sedosa. Diminuindo a velocidade, acrescentar as bananas, o que fará com que a massa talhe (o que não tem problema, já que irá ficar bem com os restantes ingredientes). Ainda em baixa velocidade, acrescentar os ingredientes secos e os líquidos alternadamente: a mistura da farinha em 3 vezes e o leite de coco em 2 vezes, começando-se e acabando com os ingredientes secos. Misturar apenas até estar tudo incorporado. Com uma espátula de borracha, envolver gentilmente o coco. Dividir a massa uniformemente pelas duas formas. Levar ao forno durante 45 minutos ou até os bolos estarem num tom castanho-dourado profundo. Deverão começar a despegar-se do lado das formas e uma faca inserida no centro deverá sair seca. Transferir os bolos para uma grade de arrefecimento e deixar arrefecer durante cinco minutos, desenformar e inverter para outro tabuleiro até ficar à temperatura ambiente, com o lado direito virado para cima.

Sugestões

A Dorie sugere várias alternativas, seguem algumas: cobertura de natas frescas batidas com baunilha, rum ou Malibu e coco tostado OU creme de chocolate OU ganache OU embeber o bolo em xarope de rum OU polvilhar com açúcar em pó ou chocolate em pó, acompanhando com natas batidas ou gelado OU usar o bolo para fazer um sunday

Comentários

  1. Ai que delícia!! Eu não vou conseguir fazer a receita este fim de semana, mas fica guardada para experimentar!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ficou com uma bela "carinha" este bolo. Deve ser muito bom, mas este desafio vou passar. No entanto, vou anotar a receita e fazê-la mais tarde.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  3. Gosto deste three ways!
    Susaninha, eu sou gulosa, mas este bolo é tao bom, que quanto mais simples melhor!
    Mas ficas a saber que aquele quadrado com chocolate, me está a piscar o olho!
    Beijinhos,
    Mena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficas com o de chocolate, eu fico com o de açúcar e canela. Beijos!

      Eliminar
  4. Isto é que foi levar o nome do bolo à letra: "lots of ways" - simples, com canela e com chocolate! Assim não há quem resista!!! E este bolo é mesmo bom...

    Beijinhos
    Raquel

    ResponderEliminar
  5. Adorei esta sugestão e o bolo parece uma delícia!
    Beijinhos
    Inês

    ResponderEliminar
  6. Que maravilha, Susana! Não sei qual das finalizações escolheria... Na dúvida, comia um quadrado de cada uma...
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares