Tacinhas para gelado


Aqui está uma receita que andava para fazer há séculos. Sempre que faço gelado, penso: um dia destes hei-de experimentar fazer uns cones. Infelizmente ainda não consegui encontrar os moldes para os cones, por isso decidi fazer tacinhas. 


A receita veio daqui. Usei canela para lhes dar sabor. E é uma óptima receita para aproveitar claras: mesmo que não se use para fazer as taças, a massa faz umas bolachinhas deliciosas.

*****


Tacinhas para gelado

Três quartos de chávena de açúcar
Três claras de ovos grandes
Meia chávena de manteiga derretida, à temperatura ambiente
Meia chávena de farinha
Meia colher de chá de canela

Numa tigela, bater as claras com o açúcar, de modo a ficar uma massa cremosa, sem muito ar. Adicionar a manteiga, batendo bem, e em seguida a farinha e a canela até ficar uma mistura suave. Refrigerar durante quatro horas. 
Pré-aquecer o forno a 175ºC. Num tapete de silicone ou num pedaço de papel vegetal untado com manteiga, espalhar em forma de círculo uma colherada de massa, de modo a fazer um círculo de massa, que deve ficar o mais fina possível. Levar ao forno até estar dourado, durante cerca de oito minutos. 

Para dar forma: retirar os círculos do forno e retirar com uma espátula assim que possível. Colocar em cima da base de um copo invertido para dar a forma de taça. A massa endurece muito depressa, por isso a rapidez é essencial. Não convém fazer mais de dois círculos de cada vez.




Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares