Creme de cogumelos


Antonio Carluccio é o convidado da quinzena do Quinze dias com.... Conheci-o no Masterchef Australia e percebi que é um dos mais aclamados chefs italianos. Para além disso, fiquei a saber que é, desde cedo, coleccionador de cogumelos. Como tal, e também por adorar cogumelos, a receita que escolhi não podia ter outro ingrediente de base.


Devo dizer que, sem qualquer dificuldade, vivia de sopa. Desde muito pequena que a adoro. E gosto de quase todas, em creme, com pedaços, caldos e caldinhos, quente ou fria... Sopas de cogumelos são, por isso, uma perdição. Acho-as brilhantes, absolutamente brilhantes. 


A receita original desta sopa é feita com cogumelos selvagens frescos, sendo porém dada a alternativa de se usar cogumelos cultivados, complementando com porcini secos. Usei cogumelos castanhos e cogumelos paris frescos e, não tendo arranjado porcini, usei Roda de Bruxa e Orelhas de Abade secos.


O resultado: uma sopa com um belo sabor a floresta, bem cremosa e aromática. É claro que adorei.

*****

Crema di Funghi



Receita Original aqui

500 gramas de cogumelos frescos (usei Paris e Castanhos)
25 gramas de cogumelos selvagens secos (usei Roda de Bruxa e Orelhas de Abade)
Uma cebola média, picada finamente
4 colheres de sopa de azeite
1 litro de caldo de carne
4 colheres de sopa de crème fraîche
Sal e pimenta a gosto

Croutons
2 fatias de pão branco
Uma noz de manteiga

Limpar e cortar em pedaços os cogumelos frescos. Demolhar os cogumelos secos em água morna. Ferver o caldo de carne, juntar-lhe os cogumelos demolhados e deixar cozinhar durante cerca de cinco minutos. 
Refogar ligeiramente a cebola no azeite e juntar os cogumelos frescos, deixando saltear durante 7 minutos. Juntar o caldo com os cogumelos secos, reservando alguns para enfeitar. Cozinhar em lume brando durante 20-30 minutos, até os cogumelos estarem suaves. Retirar do lume e triturar até ficar em creme. Levar novamente ao lume, juntar o crème fraîche e rectificar temperos, juntando sal e pimenta e deixar aquecer lentamente. Retirar do lume antes de ferver, servindo quente. Enfeitar com os cogumelos que se reservou e com croutons, que se fazem fritando o pão cortado em cubos num pouco de manteiga até estar estaladiço e dourado.

Comentários

  1. Olá Susana!!! =)
    Eu também sou super fã de sopas, cremes e afins...e por aqui estamos na época certa de apreciar!!!
    Hoje vim conhecer seu blog, já estou seguindo para voltar sempre!
    Se quiser visitar meu cantinho, será muito bem-vinda! Beijos e boa semana pra você!!
    http://deliciasdavodeo.blogspot.com.br/
    www.facebook.com/ReceitasdoBlogDeliciasdaVoDeo

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito de creme de cogumelos. Este, com a misturacde cogumelos frescos e secos, deve ter ficado com um sabor bastante rico.

    Beijinhos, Paula

    ResponderEliminar
  3. Oi Susana! Eu também viveria de sopas e cremes sem qualquer dificuldade. Acho a alimentação ideal. Seu creme de cogumelo está fantástico. Já favoritei a receita. Beijos.

    ResponderEliminar
  4. Susana: também gosto muito de sopas e esta de cogumelos é bem interessante e parece deliciosa!
    Bjn
    márcia

    ResponderEliminar
  5. Olá, Susana!
    Esta sopinha ficou com um aspeto muito apetecível. :)
    Adoro cogumelos. ;)
    Beijinhos
    Margarida

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares