Risoto de espargos com manteiga de limão e gengibre


Adoro risoto. Desde que aprendi a fazê-lo, há uns quatro anos, gosto de ir explorando novos sabores e novos métodos. Desta vez trago o risoto de espargos com manteiga de limão e gengibre, receita do José Avillez, convidado do Quinze dias com...


Esta receita é a de um risoto normal, variando apenas o sabor por causa da manteiga trabalhada e pela ausência do parmesão. Gostei bastante dos sabores de limão e de gengibre, que funcionam bem com os espargos. Mas senti a falta do queijinho... Alterações: usei caldo de galinha em vez de legumes e usei um pouco mais de cebola que o indicado.


Será mais um risoto para acompanhamento do que para prato principal. Mas será uma receita a repetir.

*****

Risoto de espargos com manteiga de limão e gengibre
José Avillez, original aqui


280 gramas de arroz carnarolli
10 espargos verdes
Um decilitro de vinho branco
Uma cebola pequena
25 gramas de manteiga à temperatura ambiente
1/4 colher de café de gengibre picado
Caldo de galinha q.b.
Azeite q.b.
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Sumo de limão q.b.

Para a manteiga de limão e gengibre

Juntar à manteiga o sumo de limão e o gengibre picado e misturar bem. Reservar no frigorífico.

Para o risoto

Cozer os espargos em água a ferver com bastante sal durante 1 a 3 minutos. Arrefecer em água com gelo e sal. Reservar. Refogue a cebola picada em azeite até ficar transparente. Juntar o arroz, envolver bem no azeite e refrescar com o vinho branco. Deixar evaporar o vinho e juntar um pouco de caldo, mexendo frequentemente. Deixar o arroz absorver o caldo e juntar mais caldo. Repitir esta operação até o arroz estar cozido, sem nunca parar de mexer. A dois minutos do fim da cozedura juntar as pontas dos espargos. Assim que o arroz estiver cozido, retirar do lume e ligar com a manteiga de limão e gengibre. Corrigir os temperos com sal e pimenta e servir de imediato.

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares