Scones de batata-doce


"Mãe, o pai mandou-me os teus bolinhos de batata doce para o lanche. São TÃO bons!!!", diz-me a Catarina. E comeu mais dois a seguir ao jantar. 

"Bolho, bolho, bolho", começa a berrar o Tiago. "Só depois de jantar", digo-lhe, e sai birra, claro está. O jantar correu bem, por isso lá houve "bolho" de batata-doce como sobremesa, que foi devidamente lambido e devorado.

"Os bolinhos que fizeste são excelentes!", diz o André.


Eu nem os achei nada de especial, mas perante estas reacções unânimes, deve ter sido problema meu. Lá mudei de ideias quando recheei o meu com compota de cenoura. Aí sim, ficou uma bela combinação de sabores.


Mais uma receitinha do Dorie às Sextas. Alterei-lhe pouca coisa. Troquei a manteiga por natas para reduzir a gordura e pus-lhes um bom bocado de canela. Na minha opinião, ainda devia ter levado mais. Um pouco mais de açúcar também não teria ficado nada mal. Ficaram baixotes porque estendi muito a massa, aguentavam um pouco mais de espessura. Dado o sucesso, e apesar de não os ter achado brlhantes, é evidente que vou ter que repetir... 

*****

Sweet potato biscuits
"Baking", Dorie Greenspan

2 chávenas de farinha
1 colher de sopa de fermento
1 colher de chá de sal
1 pitada de canela
2 colheres de sopa rasas de açúcar amarelo
90 gramas de manteiga cortada em pedaços (substituí por igual quantidade de natas)
1 chávena de puré de batata doce

Centrar uma grade no forno e pré-aquecê-lo a 220ºC. Escolher um cortador de bolachas redondo entre 5 e 5,7 centímetros e forrar um tabuleiro com papel vegetal ou com um tapete de silicone.
Misturar a farinha, o fermento, o sal e a canela ou noz-moscada numa taça. Juntar o açúcar e mexer bem, de modo a que não haja torrões. Juntar os pedaços de manteiga, misturá-los com a farinha e, com os dedos ou com o processador de alimentos, transformar a manteiga pedaços entre o tamanho de uma ervilha e de flocos de aveia. Juntar o puré de batata e, com um garfo, misturar os ingredientes com cuidado até formar uma massa suave. Mantendo a massa na taça, amassá-la muito ligeiramente com as mãos, dando-lhe cerca de 3 ou 4 voltas apenas, de modo a ficar uniforme.
Polvilhar levemente com farinha uma superfície de trabalho, deitar a massa, polvilhá-la também com um pouco de farinha e espalmá-la com as mãos ou estendê-la com um rolo até uma espessura de 1,25 cm. É impotantenão trabalhar excessivamente a massa.
Cortar tantos bolinhos quanto for possível, de modo a aproveitar ao máximo a massa (numa segunda rodada de corte, já não ficarão tão leves, pelo que a massa deverá ser trabalhada o mínimo possível). Transferí-los para o tabuleiro e levar ao forno entre 14 e 18 minutos, até estarem altos e bem dourados. Deixar arrefecer entre 10-15minutos antes de servir.

.

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares