Mini-Linzer Sablés


Sou gulosa, mas não muito. Partilho sempre sobremesas. Passo perfeitamente sem um doce porque o meu ponto fraco é mesmo o queijo... Contudo, adoro fazer doces e adoro ver os outros deliciarem-se com eles. Em particular, bolachas.


Estas bolachas são das minhas favoritas. São das poucas que sou capaz de pedir numa pastelaria. Nunca tinha experimentado fazer e revelaram-se surpreendentemente fáceis. Receita da Dorie Greenspan, trazida pelo Dorie às Sextas.

 
Ficaram tão boas!!! Misturei nozes e amêndoas na massa, usei doce de ameixa e decidi fazê-las em formato mini, daquelas que desaparecem numa só dentada.


Estas vou repetir... e repetir... e repetir...

*****

Linzer Sablés
Baking, Dorie Greenspan

1 1/2 chávenas de amêndoas ou avelãs ou nozes raladas
1 1/2 chávenas de farinha
1 1/2 colheres de chá de canela moída no momento
1/4 colher de chá de sal
1/4 colher de chá de cravinhos moídos no momento
1 ovo grande
2 colheres de sopa de água
115 gramas de manteiga
1/2 chávena de açúcar
1/2 chávena de compota de framboesa

Misturar as amêndoas com a farinha, a canela, o sal e os cravinhos. Com um garfo, misturar numa tigela o ovo e a água. Numa batedeira de pé, bater bem a manteiga e o açúcar até ficarem suaves, cerca de 3 minutos, raspando a taça sempre que necessário. Juntar a mistura de ovo e água e bater por mais um minuto. Reduzir a velocidade e juntar os ingredientes secos, misturando os apenas até desaparecerem na massa, que não deve ficar trabalhada em demasia. Se sobrarem na taça restos mais secos de massa, misturá-los à mão ou com uma espátula.
Dividir a massa em dois. Colocar cada pedaço entre duas folhas de pelicula aderente ou papel vegetal, pressionando com as mãos até ficar achatada. Estender com o rolo ate ficar com cerca de 3 mm de espessura, tendo o cuidado de ir descolando a pelicula para a massa não ficar colada. Repetir para a outra metade. Levar ao congelador durante 45 minutos, ainda com o papel e numa tábua de cortar.
Pré-aquecer o forno a 190ºC e forrar dois tabuleiros com papel vegetal. Retirar a massa do congelador. Remover o papel de metade da massa. Com um cortador redondo ou ondulado com 5 cm de diâmetro, cortar tantas bolachas quanto possível. Repetir o processo na outra metade e, para cada bolacha cortada desta metade, usar um cortador redondo ou ondulado de 2 cm de diâmetro para fazer um buraco no centro. Juntar os restos da massa, esticar novamente e levar ao congelador para depois cortar mais bolachas.
Colocar as metades nos tabuleiros e levar ao forno entre 11 e 13 minutos ou até estarem ligeiramente douradas e firmes ao toque. Deixar arrefecer. Quando todas as bolachas estiverem feitas, polvilhar com açúcar em pó as metades com os buracos e reservar. Barrar com 1 colher de chá de doce cada metade lisa. Unir as duas metades e servir.

Comentários

  1. ficaram lindas, com aspeto muito "convidativo"...

    ResponderEliminar
  2. Oh pá.... Oh Susaninha.... Como é que podes dizer que nao és gulosa? Entao fazes bolacinhas minis, para que desapareçam numa só dentada, e dizes que não és gulosa?
    Pois olha que com um pedacinho de queijo também sao boas! E apesar de nao ter misturado nozes nas minhas, tb pensei nesta mistura, mas o tempo nao da para tudo!!!
    Tu continua a repetir... e a repetir.... Pena que nao sejas vizinha da Je!!!
    Beijinhos,
    Mena.

    ResponderEliminar
  3. Ficaram tão lindas! Esta receita vou ter mesmo de fazer, mas infelizmente não vai ser para este desafio. O tempo não estica para tanta receita a experimentar.Até comprei, de propósito, umas forminhas bem giras de Natal, pensando nestas "meninas". Gostei muito das tuas, versão mini.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  4. Que coisas tão bonitas e docinhas.
    Tivesse eu "queda" para doces.
    Parabéns.
    (Cheguei aqui via "as aventuras de uma mamã).

    :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares