Wellington vegetariano


 
2014 não foi o meu ano. Não posso dizer que tenha sido um mau ano: tivemos saúde, trabalho, amor. Não houve um daqueles momentos marcantes no mau sentido. Mas não posso dizer que tenha sido um grande ano. Estive (estou) cansada, muito cansada. Entrei num novo período de insónias severas que ainda estou a tratar e que esgotou a maior parte da minha energia. Foi um ano difícil no trabalho. A Catarina passou por uma fase complicadíssima e o Tiaguinho exige a minha presença constante. Pela primeira vez na vida, não me entusiasmei com o meu aniversário. Nem com o Natal. Comprei todos os presentes, o que é algo que odeio fazer. Não fiz nada cá em casa. Mal cozinhei. Enfim, nem me reconheço. Espero voltar a recuperar a minha energia porque, sinceramente, não sei viver assim.


Para a quinzena do Quinze dias com..., dedicada ao Natal, escolhi várias receitas. Mas, pelo que escrevi em cima, fiz duas e apenas vou conseguir partilhar uma. Não vale a pena chorar pelo que não aconteceu, por isso aqui fica o que se conseguiu: um Wellington vegetariano. Delicioso, como tudo o que sai das mãos do Jamie Oliver. Não foi feito especificamente para a mesa de Natal mas poderia ter sido. Tem o requinte necessário para tal. 


Recomendo, é trabalhoso mas maravilhoso.

*****

Wellington vegetariano
Jamie Oliver, original aqui

1 abóbora butternut, cortada ao meio e limpa de pevides
Azeite
1 malagueta seca, esfarelada (não usei)
1/2 colher de chá  de canela
1 colher de sopa de sementes de coentros
1 pé de alecrim fresco, folhas escolhidas e picadas
2 cebolas roxas, cortadas em fatias finas
Sal marinho
Pimenta moída no momento
1 molho de salva fresca, folhas escolhidas
100 gramas de castanhas descascadas e picadas grosseiramente
2 fatias de pão
3 dentes de alho
1 limão
20 gramas de manteiga
250 gramas de cogumelos, finamente fatiados
200 gramas de espinafres lavados
50 gramas de pinões
25 gramas de sultanas
500 gramas de massa folhada
1 ovo
Leite

Pré-aquecer o forno a 200ºC. Cortar a abóbora ao comprimento em fatias grossas, colocá-las num tabuleiro, deitando por cima um bom fio de azeite, a malagueta e a canela. Num almofariz, esmagar as sementes de coentro, juntar o alecrim, um pouco de sal e esmagar mais um pouco para libertar os aromas. Deitar sobre a abóbora e espalhar bem até os pedaços estarem bem cobertos. A pele deve estar para baixo e deve cobrir-se com papel de alumínio, levando ao forno por cerca de 45 minutos, ou até estar macia. Deixar arrefecer e cortar em pedaços pequenos (eu excluí a casca).
Entretanto, aquecer um tacho, deitar um pouco de azeite e as cebolas. Temperar com sal e pimenta, mexendo até estarem macias e alouradas. Juntar a salva e as castanhas e cozinhar por mais uns minutos. Torrar o pão e esfregá-lo bem com um dente de alho. Cortar em pedaços pequenos e juntar à mistura das cebolas e castanhas. Misturar bem, rectificar temperos e juntar a raspa do limão.

Numa frigideira, deixar derreter a manteiga e fritar os cogumelos com um dente de alho cortado até ficarem macios e secos. Espremer um pouco e sumo de limão e reduzir a puré numa picadora,

Escaldar os espinafres em água a ferver com sal. Escorrer bem e espremer para eliminar o excesso de água. Fatira o outro dente de alho e fritar em azeite numa frigideira. Juntar os pinhões, as sultanas e os espinafres, salteando bem. Temperar com sal e pimenta.

Esticar a massa folhada num rectângulo de 30x40 cm. Barrar bem com a mistura de cogumelos. Misturar numa taça a abóbora, a mistura de espinafres e a mistura de cebola e com uma colher fazer uma linha grossa no meio, deixando espaço de cada ladopara poder enrolar a massa. Cada metade deverá ser dobrada para o centro, devendo sobrepor-se. 

Bater o ovo com um pouco de leite e pincelar a dobra para selar. Dobrar as extremidades e selar também. Virar o Wellington com a dobra para baixo e pincelá-lo generosamente com a mistura de ovo. Levar ao forno durante 45 minutos, até a massa folhar e ficar dourada. Servir em fatias grossas.

Comentários

  1. Humm gostei da tua sugestão vegetariana. Levo a receita comigo.

    Boas Festas.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2014/12/quinze-dias-com-natal.html

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares