Marmelade que é mais doce de laranja...



O convidado a quinzena do Quinze dias com... é James Martin. Nesta senda por chefes, vou-me cruzando com uns que nunca ouvi falar. Foi o caso. Seleccionei e fiz duas receitas, mas uma não vou publicar porque não me convenceu. E não convenceu o André, o que é algo que faz soar sirenes pois um não gostei muito não é algo que costume sair daquela boca no que a comida toca, entenda-se.

A minha segunda experiência foi algo que, apesar de não apreciar por ser amargo, já andava para fazer há algum tempo O André adora e é algo que trago obrigatoriamente sempre que vou a Londres: marmelade.


É evidente que o produto que se usa afecta inevitavelmente o resultado final e é quase impossível fazer uma marmelade amarga quando se usa laranjas do Algarve em pleno mês de Fevereiro. Não que me rale, porque finalmente consegui comer um doce de laranja de que gostei realmente.


Reduzi um pouco o açúcar da receita original e cortei o vidrado da laranja com um descascador porque assim minimiza-se a quantidade de pele branca. De resto, segui as instruções e gostei bastate do resultado.

*****

Marmelade
James Martin, original aqui

600 gramas de laranjas
Sumo de 1 limão
1,4 litros de água
800 gramas de açúcar

Descascar as laranjas com um descascador. Raspar qualquer vestígio de casca branca e cortar em juliana fina. Reservar. Retirar toda a casca branca das laranjas e triturar os gomos com a varinha mágica. Coar com um passador de redepara dentro de um taço. Levar ao lume com a água e as casquinhas e deixar ferver até o líquid ficar reduzido a metade e as cascas muito bem cozidas. Juntar o açúcar, deixar dissolver bem e ferver até ficar em geleia (o que se vê colocando uma colher do doce num prato e deixando arrefecer no frigorífico). Colocar em frascos esterilizados e guardar.

Comentários

  1. Adoro uma boa compota, doce ou geleia acompanhada de uma bela torrada.
    Ficou com um excelente aspecto.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/02/quinze-dias-com-james-martin-e-peixe.html

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares