Queques de ricotta, tomate seco e manjericão


O mês mais complicado deste ano está a acabar!!! Nem sei como tenho sobrevivido a tantas reuniões, viagens de avião, apresentações, jet lag, camas estranhas (e pior, almofadas moles!!!)... mas acho que estava a precisar desta adrenalina, já me sinto menos deprimida e apática. Confesso que estava a ver o caso mal parado...


Aqui em São Paulo tenho, pelo menos, dormido muito bem. A cama é super confortável, o quarto é relativamente silencioso e descobri uns audios de meditação que me têm ajudado a relaxar e a adormecer. Com a diferença horária acordo bem cedo, mas sinto que já dormi o que precisava e acabo por poder ficar um pouco na cama e levantar-me com calma, que é um luxo que raramente tenho.


Nos dias que estive em casa entre a viagem a Londres a e viagem a São Paulo, consegui ainda fazer uns queques da Mafalda Pinto Leite para o Quinze dias com... Não consegui participar na edição do Gennaro Contaldo, com grande pena minha, e parece mal faltar às publicações no meu próprio grupo...


Estes queques são óptimos. Têm pouca farinha, o ricotta é relativamente saudável (na próxima vez experimento com requeijão), sabem bastante a manjericão, que eu adoro, e o tomate seco fica a matar. Fazem-se em dez minutos, excluindo o tempo que ficam no forno, e são óptimos para levar para o trabalho com uma salada. Fiz metade da receita e mantive a quantidade de tomate e de manjericão da receita original para ficarem com um sabor mais forte. Em baixo segue a receita como a fiz, mas fica o link para a original. Aprovados!


*****


Queques de ricotta, tomate seco e manjericão
Mafalda Pinto Leite, adaptada daqui 

Rendeu 7 queques pequenos

250 gramas de ricotta
1/4 de chávena de tomate seco, escorrido e picado
1/2 chávena de manjericão fresco, picado finamente
1 ovo ligeiramente batido
1/4 de chávena de farinha
Sal e pimenta a gosto

Pré-aquecer o forno a 180º. Forrar formas de silicone com papel vegetal (não é essencial, mas apeteceu-me). Bater o ricotta com o tomate e o manjericão, juntar o ovo e bater bem. Envolver a farinha, rectificar temperos e levar ao forno até estarem dourados por cima. Servir com salada.

Comentários

  1. Esses queques ficaram com um aspecto divinal.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/04/dorie-as-sextas-e-um-bolo-de-maca-e.html

    ResponderEliminar
  2. Parecem muito bons e gostei das tuas alterações. Vou levar a tua receita.
    Bjn
    Márcia
    ( já agora: se o grupo se chamasse " um mês com..." acho que ia dar para participar com mais à-vontade. Quinze dias nem sempre dão. É a minha humilde opinião e vale o que vale. Espero que não te ofendas)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Márcia, claro que não me ofendo! Também já pensei nisso, mas para já prefiro a dinâmica quinzenal. Um beijo!

      Eliminar
  3. ainda há quem diga que não há coincidências... :)
    experimentei pela 1ª vez esta receita...ontem...e adorámos!
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Que maravilha, vou já guardar esta receita!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Que maravilha, andava há muito tempo à procura de uma receita salgada para animar as minhas festas :D
    Tenho de experimentar ;)

    http://www.therasiathecook.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta e depois vem contar o que achaste :) beijo!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares